quarta-feira

Resumão SPFW: Verão 2013!

Demorei um pouco mas enfim vim fazer um resumão sobre a 33ª edição do SPFW que aconteceu semana passada dos dias 11 a 16 de junho na Fundação Bienal do Parque do Ibirapuera.
Como vocês já sabem eu deixei de falar dos desfiles de cada dia e deixei para falar tudo de uma vez, fazendo um resumo sobre as principais tendências, materiais, cortes, tecidos e tudo que envolve os elementos que serão fundamentais para a próxima estação.
Vamos conhecer as 6 principais tendências? ;)
1. Metalizado
As peças prateadas e douradas estiveram presentes durante todo o inverno 2012, e para a próxima temporada parece que não vai ser diferente e nem vai deixar de ter destaque.
Os itens metalizados foram apresentados não apenas nas cores prateada e dourada, algumas cores também receberam o brilho metalizado, cores inusitadas como o verde e o azul, essas peças puderam ser encontradas nos desfiles de Juliana Jabour, Osklen, Adriana Degreas e a  Ellus.
Juliana Jabour, Osklen, Adriana Degreas e Ellus
2. Transparências e Fendas
Outra aposta para o verão 2013 são as fendas, que vem com referência aos anos de 1950, e as transparências, como apresentou Tufi Duek, através de saias longas, mas ele não foi o único, Paula Raia e Reinaldo Lourenço também apresentaram algumas peças com transparências misturadas a seda.
 A sensualidade é um dos elementos de grande destaque, logo, a estação terá pele à mostra.
Tufi Duek, Paula Raia e Reinaldo Lourenço
3. Estampas com motivos Brasileiros
Salvador, Belo Horizonte e Belém foram algumas das cidades brasileiras que surgiram em estampas de diversas coleções. 
Ronaldo Fraga, Adriana Degreas, Osklen e Forum apostaram em temáticas nacionais, e estamparam motivos como aves do Pará e drinques característicos em suas peças, além de investirem em motivos inspirados no fundo do mar, como apresentou a Iódice através de estampas de peixes e escamas.
Ronaldo Fraga, Adriana Degreas, Osklen e Forum
4. Referência ao Esporte
Nos looks de verão, os shorts modelo pijama garantem tornar o visual mais esportivo, dada sua modelagem ampla, algumas marcas desfilaram esse modelo, entre elas Animale e Forum.
Outra peça-chave para esse verão é o colete, com grandes lapelas e estruturados, estiveram presentes nos desfiles da Triton, Ellus, Forum e Juliana Jabour.
Animale, Colcci, Ellus e Forum
5. Cores cítricas
Passado o Fashion Rio, as cores cítricas voltam a aparecer. Desta vez, tons vibrantes do rosa-choque, verde limão e amarelo destacaram-se nos desfiles da Cavalera, Tufi Duek, Forum e Triton. 
Contudo, a cor tangerina apresenta-se em tons diversos, do pêssego aos avermelhados, outras cores que também  ganham destaque são os azuis(nuances do mar), tons terrosos e cores intensas da flora e da fauna tropical.
Cavalera, Tufi Duek, Forum e Triton
6. Artesanato
Peças handmade, de característica artesanal continuam em alta em versão tropical. A tendência fez da palha e da madeira trabalhada presenças constantes aliadas aos tecidos naturais como o linho puro e couro natural. 
Ronaldo Fraga trouxe à passarela lâminas com motivos de cerâmica marajoara e de tribos dos Carajás em homenagem ao Pará.
Ronaldo Fraga
Espero que vocês tenham gostado desse resumão, e até a próxima ;)
Beijos,

domingo

Estampa Foulard!

Já começaram os desfiles e junto a eles vem as tendências para o Verão 2013, e uma tendências que com certeza terá grande destaque vão ser as Estampas de Lenços, que são estampas características dos conhecidos lencinhos de seda – foulards. 
Do pescoço às roupas, as estampas de lenço estão presentes em camisas de seda, calças amplas, shorts, saias, blazers e vestidos.
Os foulards, conhecidos lenços quadrangulares de seda, são elementos utilizados especialmente na Europa. Geralmente de metragem de 70 cm por 70 cm ou 90 cm por 90 cm, agora se fazem presentes em peças totais para a próxima estação.
Nas coleções de Versace, Dior, Balmain, dentre outras, os lenços tendem a resgatar as formas maxi, ofuscadas pelo minimalismo nas últimas estações. 
Inspirada nos anos de 1990, a estampa de lenço agrega ao look ares artísticos em meio à despretensão e elegância.
A grife Dolce & Gabbana no verão 2012, explorou o universo das estampas de lenço de maneira despojada e criativa: saias e shorts foram compostos juntamente a tops e camisas em looks totais, combinando motivos estampados. Entretanto, há a opção de se escolher peças atuais com a estampa foulard, como tops e bottons, ou ainda aproveitar um lenço já adquirido para fazer amarrações.
Entre os principais desenhos estampados estão paisagens tropicais, molduras rústicas, motivos de cavalaria, arabescos e correntes em referência aos tradicionais lenços de marcas como Chanel, Versace, Hermés e Fendi. Seja qual for a estampa escolhida, tais motivos colocam em destaque as produções básicas.
Com tonalidades pastel ou supercoloridas, pedem peças monocromáticas como complemento ou no formato tom sobre tom. Logo, quando usar uma peça estampada vista outra lisa em cor neutra, com uma ou duas cores da estampa selecionada mantendo em destaque a cor predominante do desenho ou secundária. Sugere-se o laranja, o amarelo, tal como o verde, pink e azul, cores em voga para o verão 2013.
Por essas estampas normalmente terem cores fortes, elas tendem a criar a impressão de aumento da área vestida, portanto, procure usar a estampa de lenço escolhida em uma parte menos ampla do corpo. Estampas grandes agregam volume ao corpo e, caso esteja acima de seu peso ideal, tenha como opção os motivos menores. E se for preciso também use os cintos finos como adereço para demarcar a cintura e alongar a silhueta.
Essas produções podem conter peças de alfaiataria para compô-la, ou aderirem versões hi-lo, em par as calças jeans e calçados pesados, de tons terrosos. Para quebrar o estilo vintage característico da estampa, jaquetas de couro são elementos a serem utilizados. Porém, para embarcar no estilo retrô, invista em cardigãs e suéteres de nuances neutras.
Espero que tenham gostado e continuem ligados nas tendências ;)
Beijos,

sábado

Gola Laço!

Ta aí uma coisa que eu gosto de tá sempre fazendo por aqui é falando sobre as tendências, dando dicas e explicando um pouco mais sobre o mundo da moda... E hoje vim falar sobre uma tendência que já está no mercado e que promete ficar ainda por um bom tempo nas próximas temporadas, a Gola Laço ainda não caiu no gosto de todas, mas além de falar sobre a tendência também vou explicar como se deve usá-la!
As camisas com gola laço, conhecidas também como “pussy bow blouse”, invadiram o guarda-roupa feminino e estão presentes nas coleções de grandes grifes como Marc by Marc Jacobs, Moschino Cheap and Chic, Brioni e Jason Wu, ela tem forte referência aos anos de 1970 e normalmente vem acompanhada de camisas de seda ou cetim.
Apesar de ser bem sofisticado, o detalhe tem como característica quebrar a seriedade da peça, dando um ar de feminilidade a peça. 
As golas laço são ideais para produzir looks mais formais de trabalho, já que elas cobrem o colo. Invista em peças de alfaiataria combinadas ao salto médio quadrado. Opte por brincos pequenos para que não entrem em conflito com o detalhe da gola.
Usar camisas de gola laço com peças de estilo e tecidos distintos compõe looks irreverentes. 
Por ser uma peça versátil, elas podem e devem ser usadas em combinações hi-lo, ou seja, peças básicas aliadas às sofisticadas, por exemplo, camisas gola laço ao jeans e sapatilhas. Todavia, o modelo laço pode fazer par também à composições lady like quando coordenados a calças de alfaiataria, cós alto e saias midi.
Essa tendência  aparece em camisas de mangas longas ou curtas, em tecidos nobres de ótimo caimento, e pode ser adotada a todos os tons, tal como às estampas(xadrez, listras, animal print e poás).
A versatilidade da gola está na forma com que se faz a amarração do laço: as duas tiras de tecido que saem da altura do pescoço podem formar um semilaço, um laçarote pomposo, um nó ou simplesmente serem usadas soltas. Seja qual for a maneira adotada, é destaque para o inverno 2012 e promete se manter em alta durante o verão 2013.
Mulheres de todas as idades podem usar peças com golas laço. 
As de ombros estreitos ou seios pequenos podem abusar dos grandes laçarotes. Neste caso, quanto mais volume, melhor. Ao avolumar a parte superior do corpo, ombros e quadris se equilibram, criando a ilusão de que os seios são maiores.

As mulheres de seios grandes ou ombros largos também podem usar a gola laço, mas preferencialmente devem optar pelo devote “V”, com laços menores, tal como optar por usar a fita solta, fazendo apenas um nó para juntar as pontas ao centro do corpo, criando assim uma linha vertical com o intuito de alongar a silhueta e não criar volume nos ombros ou na região dos seios.
Espero que vocês tenham curtido essas dicas e continuem acompanhando o blog!
Para quem não conhece ainda, curte lá minha página no Facebook:
Beijos,