quarta-feira

Homens: O que vestir em formaturas!

Quando se trata de eventos sociais, as mulheres em geral já se desesperam atrás de um traje que seja adequado e ficam em dúvida entre modelos, cores e estilos. Sorte dos homens que eles não precisam de tudo isso, nesse aspecto, a vida dos homens já é bem mais fácil, já que as opções para eles sempre são bem menos amplas. No entanto, isso não quer dizer que não haja dúvidas, muitos homens ficam inseguros na hora de escolher o que usar, especialmente com os detalhes.
Por causa disso resolvi aproveitar essa época cheia de formaturas para fazer um "manualzinho" para ajudá-los e tirar algumas dúvidas.
O primeiro passo é sempre olhar qual o tipo de traje exigido para a ocasião. 
Normalmente para formaturas(pelo menos aqui em Teresina) o que se SUGERE são os trajes esporte fino ou passeio completo, mas se você ficar em dúvida o melhor é perguntar ao formando para ter certeza e não cometer nenhuma gafe.
Nessas situações, o terno é obrigatório, usado com gravata e camisa social. Dependendo da formalidade do evento, até mesmo o colete pode ser usado.
Como esses eventos normalmente ocorrem durante a noite, o ideal é optar por um terno escuro, que pode ser liso ou risca-de-giz. No caso do liso, pode ser usado com camisas de padronagens discretas e gravata lisa. Caso o homem prefira optar por uma gravata estampada, pode escolher entre padronagens como listras, bolinhas ou outro desenho que esteja em alta, mas sempre tudo muito discreto para não ficar deselegante.
Traje passeio completo ou social. Foto:DivulgaçãoTerno escuro para casamentos e formaturas. Foto:DivulgaçãoO azul marinho é ideal para casamentos à noite e formaturas. Foto:Divulgação
Com terno de cor neutra, como preto, cinza e azul marinho, é possível escolher qualquer cor de camisa. Sendo assim, a gravata deve ser do mesmo tom, porém mais escura que a camisa, ou ainda na cor do terno. 
No caso das gravata estampadas, essas devem ter a cor da camisa no desenho. Em caso de dúvidas, a camisa branca é sempre bem vinda, e não tem erro!
Trajes masculinos para casamentos durante o dia. Foto:Divulgação
Para complementar o visual, deve-se escolher sapatos de couro que sejam de amarrar, e cintos, também de couro, mais estreitos e delicados, no estilo social, com uma fivela bem discreta. Quando o terno é preto, azul ou cinza, o sapato é sempre preto. Já se são em tons de bege, marrom ou esverdeado, os sapatos marrons são a melhor opção. As meias podem combinar com a cor do sapato ou da calça, mas para que não haja erros, optar por uma tonalidade que se aproxime da cor da calça é o melhor a fazer.
Algumas dicas fundamentais e que todo homem precisa saber:
- A ponta da gravata deve terminar onde começa a fivela do cinto;
- Camisa de manga curta não fica bem com terno;
- A calça tem a medida certa quando a barra cai sobre o tornozelo, cobrindo as meias quando o homem está em pé, não deve ser muito colada nem muito solta e deve ser bem ajustada na cintura, sem folga no cós;
- Quanto menos as meias aparecerem melhor;
- As camisas ajudam a iluminar o rosto, as brancas e azuis favorecerem a maioria dos homens;
- Não se usam mais sapatos cinza ou bege, apenas preto e marrom;
- Em relação ao comprimento da manga, o ideal é que com os braços estendidos ao longo do corpo, ao fechar a mão, a barra do punho esteja mais ou menos na altura da palma.
roupas sociais masculinas2
É importante lembrar que independente de ser parente ou não do formando, você tem que ir bem elegante e vestido adequadamente, é questão de educação e bom senso!
Beijos,

Nenhum comentário: